Um produtor independente de energia (PIE) iniciou um processo de M&A com fins de incorporar em seu portfolio um ativo eólico localizado na região nordeste do país, até então de propriedade de uma energética regional.
O cronograma para apresentação da proposta de compra era desafiador, e tempo era crucial para analisar dezenas de documentos de projeto, as built e dados de O&M, até concluir se a aquisição seria um bom negócio, ou não nas condições propostas.
Como analisar assertivamente um ativo eólico com mais de 80 aerogeradores, 5 anos de dados O&M, num curto espaço de tempo sob o sigilo que o negócio requere, sobretudo sem perder precisão e qualidade dos resultados para embasar a tomada de decisão sobre a compra?
O PIE comprador acreditou na ELKKON para colocar seu expertise e experiência à disposição do cliente, e propomos um approach voltado à Due Diligence técnica diferenciada para o caso, abrangendo:
> Avaliação completa da infraestrutura da planta eólica em operação para aquisição, com olhar desde concepção até construção.
> Análise do dados SCADA de O&M para conhecimento do desempenho e estado atual da planta.
> Identificação de oportunidades e riscos operacionais, a fim de medir a assertividade do valuation do vendedor.
> Análise focada no prazo, sem perder qualidade e precisão.
> Plano de ações onde a infraestrutura completa da planta eólica (incluindo aerogeradores) fosse avaliada inicialmente por frentes de trabalho em áreas independentes.
> Instituição de inspeções em campo, contemplando realização de entrevistas com supervisores, operadores e mantenedores da planta.
> Identificação, qualificação e precificação de cada oportunidade de otimização e risco, definindo as potenciais melhorias e correções de problemas existentes.
> Gestão de RFP com fornecedores de equipamentos e serviços, permitindo-se assim avaliar custos das correções/melhorias identificadas na eólica e seu impacto no modelo de negócio e valuation, balizando uma contra-proposta que considerou o CAPEX para deixar o ativo dentro dos padrões de qualidade, segurança e meio ambiente do comprador.
> O prazo para devolução da resposta de aquisição ou não do ativo era de 60 dd. A ELKKON entregou o resultado em 6 semanas, deixando ao PIE ainda 2 semanas inteiras para internamente decidir pela compra ou não do ativo, e valorar uma contra-proposta justa e competitiva.
> A negociação completa de aquisição dos parques (desde identificação de oportunidades e riscos de operação, até a pré-contratação de fornecedores para retrofit) foi efetuada dentro do desafiador prazo proposto de 60dd. A celeridade da ELKKON possibilitou ao comprador prever em contrato todas as condições para uma segura aquisição, com um valuation preciso.